O conceito de lojas de conveniência no Peru

##article.abstract##

<p>As estratégias comerciais possuem novos sistemas de distribuição que permitem aumentar a eficiência do marketing. O desenvolvimento mais recente no Peru são as lojas de conveniência (LdC), um conceito diferente do exposto pelos mercadólogos nas suas publicações. Os objetivos do artigo são expor a definição atual das LdC e sua repercussão comercial, identificar os fatores que permitem a aceitação do cliente-alvo e conhecer a posição do líder e as ações dos desafiantes atuais e potenciais. A elaboração é baseada no uso inicial de dados secundários. Complementa-se com inquérito realizado, para o qual foi aplicada amostragem estratificada simples (seis territórios em Lima com características particulares) e amostra de 400 elementos. Da mesma forma, realizaram-se entrevistas com especialistas sobre o assunto. Os resultados mostram que esse tipo de negócio está em fase de introdução e que a concorrência vai ser intensa</p>
PDF (Espanhol)

##submission.citations##

American Marketing Association. (s. f.). Dictionary. Recuperado de https://www.ama.org/ resources/Pages/Dictionary.aspx?dLetter=C

Ardila, W. (2016). Categorías y surtidos que caracterizan a las tiendas de barrio de la localidad de Barrios Unidos de Bogotá. Bogotá: Universidad Central

Asociación de Centros Comerciales del Perú. (2018). Novedades del sector. Recuperado de http://accep.org.pe/es/home/

Cámara de Comercio de Lima. (2016). 13,6 millones de peruanos pertenecerían a la clase media al 2018. Recuperado de https://bit. ly/2Y0Mjqy

Carranza, G. (2018). Tambo+: “llegaremos a provincias en el 2019”. El Comercio. Recuperado de https://bit.ly/2sGLoNy

Chávez, L. (2018a). Mass y su estrategia para competir contra Tambo+. El Comercio. Recuperado de https://bit.ly/2G1Ctfd

Chávez, L. (2018b). Tambo+: los supermercados son sus verdaderos competidores. El Comercio. Recuperado de http://m.noticias. bles.com/america/tambo-los-supermercados- son-sus-verdaderos-competidores.html

Cóndor, J. (2018). Repshop y Listo disputan segundo lugar en tiendas de conveniencia. Gestión. Recuperado de https://bit.ly/2nPh8v5

Dzwonczyk, E., Benson, J. y Zarrilli, M. (2017). What convenience stores should knowand do- in 2017. Nueva York: AlixPartners

El Comercio. (2018). ¿Oxxo llegaría al Perú para competir contra Tambo+? Recuperado de https://bit.ly/2pMyx8T

González, R. y Polanco, M. (2015). Análisis de la elección del consumidor entre tiendas de conveniencia y tiendas de abarrotes en Colima. Uso del modelo de regresión multinomial logit. Paradigma Económico, 7(2), 27-46

González, S., Vizcarra, N., Guerrero, D. y Polanco, F. (2017). Mercadotecnia en el punto de venta de las tiendas de conveniencia en Tijuana, Baja California. Ciudad de México: Ecorfan

Guerrero, D. (2012). Factores clave de éxito en el negocio del retail. Revista Ingeniería Industrial, (30), 189-205

Jhonson, G., Scholes, K. y Whittington, R. (2006). Dirección estratégica. Madrid: Pearson Educación

Kotler, P. y Armstrong, G. (2013). Fundamentos de marketing. Ciudad de México: Pearson Educación

Kotler, P. y Keller, K. (2012). Dirección de marketing. Ciudad de México: Pearson Educación

Lamb, Ch., Hair, J. y McDaniel, C. (2006). Fundamentos de marketing. Ciudad de México: International Thomson Editores

Lambin, J., Gallucci, C. y Sicurello, C. (2009). Dirección de marketing: gestión estratégica y operativa de mercado. Ciudad de México: McGraw-Hill Interamericana

Martínez, J. (2017). Entrevistado para la investigación de mercado Perspectivas de Tambo+ en el mercado retail peruano. Lima

Mayurí, J. (2017). Entrevistado para la investigación de mercado: Perspectivas de Tambo+ en el mercado retail peruano. Lima

Padilla, L. (2017). Entrevistado para la investigación de mercado Perspectivas de Tambo+ en el mercado retail peruano. Lima

Patiño, M (2018). La guerra territorial entre Tambo+ y Mass vs el retail tradicional recién comienza. Gestión. Recuperado de https://bit. ly/2AJk5nN

PerúRetail. (2016). Las tiendas de conveniencia incursionan con fuerza en Chile y Perú. Recuperado de https://bit.ly/32nmrVh

PerúRetail. (2017). Tiendas de conveniencia: formatos que se acercan al consumidor en todo el mundo. Recuperado de https://bit.ly/2CK- 4YIy

Porter, M. (1996). Ventaja competitiva: creación y sostenimiento de un desempeño superior. Ciudad de México: Compañía Editorial Continental

Radioprogramas del Perú. (2016). ABP: En Lima existen 113 mil bodegas y a nivel nacional 414 mil. Recuperado de https://bit. ly/32qhivt

Sánchez, J. (2010). Estrategias y planificación en marketing, métodos y aplicaciones. Madrid: Ediciones Pirámide

Venegas, A. y González, M. (2015). Competencia espacial y localización de las tiendas de autoservicio OXXO en la ciudad de Guadalajara. Pasado, presente y futuro de las regiones en México y su estudio. México: Asociación Mexicana de Ciencias para el Desarrollo Regional

Vilas, J. (2011). Marcas líderes y distribuidores: buenas prácticas de colaboración. Madrid: ESIC Editorial

##article.subject##

Disposição
varejista
estratégia de distribuição
produtos de conveniência
reposicionamento
lojas de conveniência